A MÚSICA NO CASAMENTO CATÓLICO

A Igreja Católica tem regras estritas sobre o matrimônio, que devem ser seguidas se você é praticante desta religião e deseja se casar por este rito. Lembre-se que é uma festa alegre, mas é também um  Sacramento, onde se marca o importante do compromisso que os noivos fazem um para o outro e por isso, as músicas devem ser escolhidas com muito cuidado.

A primeira coisa que você deve providenciar, é saber em qual templo a cerimonia será realizada e quais as regras de uso e costumes para a música durante a cerimônia, que em si dura em torno de meia hora, e incluem salmos, leituras, orações, um sermão e, por fim, a troca de votos matrimoniais e das alianças. Os católicos podem escolher rezar uma missa completa, inclusive à comunhão. Lembre-se de mostrar para o celebrante o seu roteiro musical para aprovação do repertório como forma de evitar transtornos na hora da cerimônia.

As partes que podem ser musicadas são as entradas do cortejo, finalizando com a entrada da noiva, o salmo responsorial pode ser cantado se você optar por vozes ou coral em seu casamento, também pode-se aclamar o evangelho cantando. Durante o Rito do Casamento costuma-se permitir um fundo musical para o momento do Juramento, Consentimento, Benção das Alianças e a Benção do Casal, onde geralmente toca-se uma Ave Maria. Após, a benção caso os noivos decidam pela comunhão, pode-se cantar o Canto de Comunhão. Em seguida, teremos as assinaturas com fotos e a saída dos noivos. Todos esses momentos podem ser musicados, tanto com vozes ou com músicas instrumentais.

 Deixo aqui alguns exemplos de links de músicas que podem ser tocadas e cantadas no rito católico para casamento, que vocês podem ouvir na integra. Caso queira receber mais informações, deixe um recado com e-mail que logo responderei.

A música interpretada ao vivo, toca o coração e a alma e sua cerimônia fica inesquecível! Na próxima, o casamento judaico.

Abraços a todos, Silbene Perassolo.

Exemplos de músicas para as Entradas: 

The Trumpet Voluntary

Canon in D – Pachelbel

Ode to Joy – Beethoven Ode à Alegria – Beethoven

Jesu Joy of Man’s Desiring (Jesus Alegria dos Homens) 

Sugestões de músicas para serem cantadas durante a cerimônia:

Ave Maria de Gounod

Como és lindo

Sacramento da comunhão

Músicas para assinatura e fotos:

Eu sei que vou te amar

Tema de Cinema Paradiso

Música para saída:

Ain´t no mountain high enough

Além do Horizonte

About these ads

42 comentários sobre “A MÚSICA NO CASAMENTO CATÓLICO

  1. Pingback: A MÚSICA NO CASAMENTO CATÓLICO | Blog de Silbene Perassolo | ZiiPe

    • Prezada Renatinha, obrigada por deixar um recado em meu blog. Se puder, divulgue entre seus contatos. Quanto à música durante a cerimônia católica você precisa saber se sua paróquia aceita isso. Os momentos que podem ser cantados podem ser:
      Salmo de resposta – Não muito longo e que seja realmente do LIvro de Salmos – Ex: Sonda-me do Pe Zezinho
      Canto de aclamação – tem que ser bem alegre e que tenha a palavra Aleluia – Ex: Buscair primeiro o reino de Deus
      Juramento e Consentimento – tem que ser instrumental bem suave para não tirar a atenção da fala dos noivos – EX: Oração pela familia/Deus está aqui
      Benção das Alianças – também um fundo musical – Ex: Ave Maria de Gounod /Ninguém te ama
      Comunhão: pode ser cantada e tem que falar do tema do momento. Ex: Como és lindo / Sacramento da Comunhão
      Você acha no Youtube todas essas músicas. bom, espero que tenha ajudado. Silbene Perassolo

    • Olhe tanto pode ser cantada como só instrumental. depende da conversa que os noivos tiveram com o Padre antes da Cerimônia. O que eu acho um sacrilégio é cantar só um pedaço. Se tiver que cantar tem que ser inteira. Boa sorte!

  2. Bom, eu sou nova nesse ramo, vou cantar em um casamento pela primeira vez…
    Eu gostaria de saber, se a Ave Maria pode ser cantada ao invés de só tocada!

  3. Olá pessoal, canto em casamentos e vou deixar aqui algumas sugestões para ouvirem no youtube, de músicas para a cerimônia católica. Espero colaborar… Cristina – cristinavoz@hotmail.com

    Entrada de padrinhos:
    - Anjo Guardião (Banda Canal da Graça)
    - Amigo é só me chamar (Celina Borges)
    - Amigos pela fé (Anjos de Resgate)
    - Mais que amigos (Anjos de Resgate)

    Entrada Noivo:
    - Amar-te mais (Davidson Silva)
    - O Primeiro Olhar (Anjos de Resgate)

    Entrada Noiva:
    - Ave Maria
    - Marcha Nupcial
    - O Primeiro Olhar (Anjos de Resgate)
    - Que bom que você chegou (Bruna Karla)

    Entrada Alianças:
    - Cada Dia (Davidson Silva)
    - Cores do Amor (Fernanda Brum)
    - Doce é sentir (Ziza Fernandes)

    Comunhão:
    - Abraço Eterno (Sueli Façanha)
    - Só por ti Jesus (Eugênio Jorge)
    - Venho, Senhor, te receber agora (Vida Reluz)
    - Ao teu encontro (Eliana Ribeiro)

    Cumprimentos e Saída:
    - Por toda Vida (Voices)
    - Nossos Caminhos (Nelsinho Correa)
    - Amar você (Fernanda Brum)
    - Essência de Deus
    - Namorando (Grecco)

  4. Trabalho com Música Católica e toco em casamentos a pelo menos uns 25 anos, e há uns 10 moro em Cuiabá-MT, a CNBB e a Igreja como um todos dispõe de regras quanto à escolha de músicas para a cerimômia, porém, deve-se observar também os costumes locais e da comunidade na qual acontece a celebração, pois cada celebrante e os demais tem também definições e sugestões a dar sobre as músicas, os temas e etc. Visite minhas músicas no http://www.sandrodeandrade.palcomp3.com Deus abençoe esse belo trabalho seu, e precisando, conte comigo!!!

  5. Olá Pessoal,
    Sou católica e canto em casamentos evangélicos e católicos há mais de 10 anos. Como bem disse o colega cantor Sandro, deve-se observar os costumes da comunidade local, pois apesar de a igreja católica possuir uma série de ritos e regras para casamentos, existem algumas particularidades dependendo da Diocese. Eis algumas sugestões católicas(C), seculares(S) e evangélicas(E):
    ENTRADA DE PAIS E PADRINHOS: Agnus dei (Michael Smith) E; Juramento (Pe.Zezinho)C; Canção do amor talvez C;Brilhe sua luz (Pe.Zezinho)C; O Amor (Raissa e Ravel)E; Só o amor(Melissa) E; As cores do amor (Fernanda Brum) E;Amor verdadeiro (Catedral)E.
    Entrada de pagens e daminhas: Se essa rua fosse minha (S); Além do arco-iris (S); ou qualquer outra instrumental são apropriadas.
    ENTRADA DE NOIVO/NOIVA – Estas entradas são bem subjetivas, portanto servem para noivo e noiva, são muitas opçoes, coloco aqui as mais executadas por meu grupo: Soube que me amava (Aline Barros)E;Meu sonho (Eyshila)E;Jamais deixarei voce (Bruna Karla)E;Voce e eu (Eliana Ribeiro)C; Sou teu anjo (Anjos de resgate)C;Versão da música because you loved me de Celine Dion cantada por Adriana em seu casamento – C; Eu sei que é você (Ricardo Sá) C; Nossa união (Val Martins) E; Ave Maria Natureza (Paula Fernandes) S; Ave Maria (Gounoud) S; Amar você (Fernanda Brum) E; Namorando (Grecco) C; Pra sempre te amarei (Pe.Zezinho) C;
    ALIANÇAS: Cada Dia (Davidson Silva) C; Aliança (Edilson Maia e Eliane)E; Imagine (Cristina Mel) E; Aliança (Ludmila Ferber) E; Razão da minha vida (Cassiane) E; ou qualquer instrumental apropriada erudita;
    ASSINATURAS:um sorriso igual ao teu (Fernanda Brum) E; Dia do casamento (Willian Nascimento) E; Tudo que sonhei(Cristina Mel) E; Por toda vida (Voices) E; Te amaria outra vez (Fernanda Brum); Um verso de amor (Pamela)E; A lua (Ricardo Sá) C; Primeiro olhar (Anjos de resgate) C; Vou te amar (Marcio Todeschinni) C; Anjo Guardião (C.Graça) C; Cantiga de Matrimonio (Pe.Zezinho); Um amor assim (Déia) C; Em nome do nosso amor (Jhonny)C.
    SAÍDA: normalmente cantamos musicas seculares só na saída, pois durante a cerimonia é proibida em nossa diocese. Algumas romanticas internacionais condizem com histórias que acabam em matrimonio. Ex.: Back at one (Brian Macknight); From this moment (Shania Twain); Love me tender (versão de Norah Jones); Everything I do I do is for you (Brian Adams); They long to me (versão de Cidia e Dan); Endless love (versão de Mariah Carey); You´re still the one (Shania Twain); La aurora (Eros Ramazzoti).No mais, fica a criterio dos noivos, pois alguns preferem musicas que serviriam até como entrada de noivo ou noiva ou assinaturas.

    Espero ter contribuído, qualquer dúvida ou sugestão favor entrem em contato:
    denisemusical@hotmail.com

    T+

  6. Bom dia!!!
    Gostaria de agradecer as dicas,pois elas estam me ajudando muito a escolher as musicas para o meu casamento, pois fiquei sem graça de pergunta qual musica seria aceita na igreja catolica.

    Fiquem com Desus

  7. Agradeço a Todos que postaram musicas pois, irei me casar em breve e essas ideias foram maravilhosas para o meu repertorio.
    Já até baixei algumas musicas e irei analisar com meu noivo as melhores…
    Bjos e Deus abençõe a todos..
    Vanessa

  8. PARABÉNS SUAS DICAS SÃO MUITO INTELIGENTES E PRÁTICAS PARA UMA NOIVA QUE PRECISA PENSAR EM TUDO PARA QUE O CASAMENTO SAIA LINDO SONORAMENTE E AGRADE A TODOS OS CONVIDADOS

  9. Muito obrigada pela generosidade.´É muito dificil partilhar, sabe?Toquei por 20 anos em casamento, mudei de cidade e agora não estou mais tocando.Vou ver aqui minhas partituras e se tiver algo que acrescentar, gostaria de compartilhar.Logo volto, ta?beijos
    Regina

  10. Olá,
    gostei muito das musicas que você coloca Regina,
    nunca cantei em casamentos, entretanto fui convidada a cantar e preciso muito de sua ajuda! porque a igreja catolica é muito rígida, e não aceita todo o tipo de musica, ex: evangélica, por isso estou precisando muito que você me mande algumas musica!
    obrigado, agradeço a compreensão.

  11. PARABÉNS PELO SITE! AJUDA MUITO A NOIVAS INDECISAS (COMO EU RSRS) AMEI AS MUSICAS E BAIXEI VARIAS PRA TOCAR EM MEU CASAMENTO. MUITO OBRIGADA E CONTINUE ASSIM POIS ESTA MUITO BOM E TENHO CERTEZA QUE AJUDA MUITA GENTE!!

    • OI, Cintia. Obrigada pelo seu recado. Olhe se é um casamento evangélico, você pode usá-la como momento de inspiração musical logo em seguida a sua entrada enquanto o pastor cumprimenta vocês. Se for casamento católico, você pode colocá=la como a primeira música para assinatura. A música é belíssima. Aproveite-a. Silbene Perassolo

  12. ola eu vou me casar e adorei suas dicas mais faltou uma coisa a entrada das damas e pagens…por favor da uma dica pra mim to confusa..desde ja agradeco um bjo…obrigada..

    • Olhe você precisa observar o estilo de seus pagens e damas. Mais calmo sugerem temas musicais calmos. Mais agitados, temas musicais mais agitadas. Gosto muito para este momento das músicas instrumentais como o Tema de Forest Gump, Minueto de Bach, Rei Leão, A Bela e a Fera e Nesta rua. Qualquer coisa me mande outro comentário que te mando mais idéias. Abraços e boa sorte. SIlbene Perassolo

  13. Eu adorei e sempre que tiver um evento em minha comunidade vou usar suas dicas. O legal que é tudo bem contemporâneo, pode ser usado em aniversários tbm ! ;D AMEEI

Deixe aqui seu comentário ou pedido de Orçamento.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s